-
Adriana Salomão
Sapateado Norte-americano
Quem é?
Com uma vasta experiência profissional nas modalidades: jazz, sapateado, moderno, contemporâneo e folclore brasileiro, a carioca Adriana Salomão ficou conhecida pela sua versatilidade. Licenciada em Educação Física pela UGF, integrou e monitorou o setor de dança do Corpo Artístico deste centro acadêmico. Desde 1997, ocupa o quadro docente do Centro de Artes Nós da Dança.
Trabalhos passados
Co-diretora do Festival de sapateado “Tap in Rio”, desde 2002. Integra a comissão artística do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro, representando a modalidade sapateado. Uma série de programas de TV, comerciais, peças teatrais e shows fazem parte de seu extenso currículo, na função de bailarina e/ou coreógrafa. Está presente no corpo de professores e jurados em festivais pelo Brasil. Adriana Salomão é bailarina da “Cia Nós da Dança” e da “Cia Steven Harper”, com apresentações notáveis no “The New York City Tap Festival” e no “International Ballet of Miami”.
-
Ana Achcar
Professora convidada INTERPRETAÇÃO
Quem é?
Ana Achcar é atriz, diretora, professora, e doutora em Teatro na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde, há 27 anos, desenvolve pesquisas e estudos sobre formação e treinamento do ator, através de práticas como o jogo da máscara e do palhaço, o rasaboxes, entre outros, nos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Cênicas. Dirige o Núcleo do Ator – Investigação e Documentação Teatral onde oferece atividades de treinamento e formação, acervo audiovisual com títulos inéditos sobre atuação cênica e linha editorial para fins didáticos de cadernos de textos sobre o oficio do ator. Há 22 anos coordena o Programa Enfermaria do Riso, que treina estudantes de Teatro para atuarem como palhaços nos serviços pediátricos dos hospitais, premiado em editais nacionais e festivais internacionais de teatro. Tem diversas publicações em revistas e livros especializados, nacionais e estrangeiros.
Trabalhos passados
Entre suas encenações, está o espetáculo PalhaSOS premiado como melhor espetáculo no XIV Festival de Teatro de Monastir na Tunísia e com o Prix du Public no F.I.E.S.T.A na Rússia; o espetáculo A Rainha e o Lugar no Sesc Copacabana, com Andréa Jabor; o espetáculo o Bloco d’O Passo em Besançon e Arques na França; e a colaboração no espetáculo A Batalha de Improvisação com Máscara no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro. Os últimos espetáculos em que atuou como atriz foram Uma Ciranda para Mulheres Rebeldes, no Espaço Cultural Sergio Porto no Tempo Festival em 2017 e no Teatro Municipal Maria Clara Machado em 2018 e o musical As Comadres supervisionado por Ariane Mnouchkine com estreia no Festival de Teatro de Curitiba, temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo em 2019.
-
Ana Paula Abreu
Interpretação e direção de montagem
Quem é?
Ana Paula Abreu é diretora teatral formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e formada em Artes Cênicas pela Unirio. Atua no mercado como diretora teatral e produtora cultural.
Trabalhos passados
Em 2014 dirigiu o espetáculo “Caminho para Pasárgada – Um sarau musical e poético sobre a obra de Manuel Bandeira” que faz parte da Trilogia Poética idealizada por Marcos França e em 2011 dirigiu o musical “Na Rotina dos Bares, de Marcos França, que permaneceu em cartaz por um ano. Trabalhou como diretora residente e assistente de direção da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho de 2008 a 2012, participando dos musicais: “A Noviça Rebelde”, “Avenida Q”, “Gypsy” e “Um Violinista no Telhado”.Em 2009 participou como Assistente de direção da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho na Minissérie da Rede Globo de Televisão DALVA & HERIVELTO, que teve direção geral de Dennis Carvalho. Em 2013 atuou como diretora residente e assistente de direção de “Rock in Rio- O musical”, com direção de João Fonseca. Em 2010, em parceria com Renata Blasi, abriu a produtora Diálogo da Arte Produções Culturais e desde então e vem desenvolvendo e produzindo projetos na área de Teatro e Música.
-
André Viéri
Interpretação
Quem é?
André Viéri é ator, cantor, diretor, professor e jornalista. Formado em Teatro pela Fundação Clóvis Salgado do Palácio das Artes/BH e como Bacharel em jornalismo pelo UniBH. Como ator em Teatro destacam-se os espetáculos: “TIM MAIA – Vale Tudo – O Musical”, “Cazuza – Pro dia nascer feliz” (ambos sob a direção do premiado João Fonseca), “YANK” (direção de Menelick de Carvalho), “O Ultimo Lutador” (direção de Sérgio Módena), dentre outros. Dirigiu shows, espetáculos, ópera e atua como professor e coach teatral em renomadas Escolas do Rio de Janeiro, como o Estudio “VOCE”, “CAL” e “CEFTEM”. Além das aulas curriculares nas Instituiçoes, André também prepara teatralmente cantores e atores, dando aulas particulares de interpretação da canção, textos livres, preparação para audições, além de ministrar diversos cursos em grupo.
Em 2018 dirigiu a ópera “As Bodas de Fígaro” (de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais, composta por Mozart) ficando em cartaz no Teatro Municipal de Niterói, além de diversas parcerias em direções de espetáculos como “Diários do Abismo”, “Ordinary Days”, “Karaoke – o Musical” (ao lado de Aloisio de Abreu), dentre outros.
-
Beatriz Lucci
Interpretação, Preparação para audição e História do Teatro Musical
Quem é?Atriz, Cantora, Diretora, Dramaturga e Arte Educadora. Formada em Musical Theatre pela The American Musical And Dramatic Academy (AMDA – NY/USA) e Artes Cênicas pela Escola Municipal Maestro Fêgo Camargo (Taubaté/SP) e pela CAL (Casa de Artes de Laranjeiras/RJ). Envolvida em mais de 40 espetáculos como performer, integrante da equipe de direção e/ou produção de elenco, destacam-se: “As Bruxas de Eastwick”, “Um Violinista no Telhado”, “New York, New York”, “Uma Luz Cor de Luar”, “A Change In The Air”, “Quebrando Regras”, “O Rei Leão”, “Rock In Rio”, “O Grande Circo Místico”, “Cazuza”, “Alegria, Alegria”, “Hebe, O Musical”, “As Cangaceiras – Guerreiras do Sertão”, “Peter Pan – O Musical da Broadway”, “Zorro – Nasce Uma Lenda”, “Isso Que É Amor – O Musical” e “Donna Summer Musical”. Como docente, lecionou como profissional convidada nas principais escolas do segmento e universidades em todo o país, participando ativamente dos eventos anuais “O Dia dos Musicais”, “Team Week/UFRN”, “Broadway Brasil”, “Seminário Carioca de Teatro Musical”, “Feira do Empreendedorismo Artístico” e “SeCria” (Senac). Como pesquisadora, integrou as equipes criativas do portal “Mr. Zieg” e do projeto Circuito Off, da Bravart Entretenimento. Especializada no método Acting The Song, atua ainda como preparadora exclusiva dos principais performers do teatro musical brasileiro. Seu trabalho como preparadora e diretora é citado em inúmeras teses de faculdade por todo o país. Há alguns anos, passou a assinar a direção geral de espetáculos em São Paulo/SP, Natal/RN e Aracaju/SE.
-
Bella Mac
Dança e direção de movimento
Quem é?Começou seus estudos de Ballet Clássico e Jazz nas escolas de dança Márcia Lacombe e Petite Danse, fazendo parte de ambas as companhias de jazz. Também passou por outras escolas renomadas como Centro de Movimento Deborah Colcker, Escola Angel Vianna e Centro de Artes Nós da Dança. Aos 15 anos se profissionalizou pelo SPDRJ (Sindicato de Profissionais da Dança do Rio de Janeiro). Já com 17 anos, começou a praticar a Dança de Rua, tendo como professor, o criador do “904 krump movement”, Mayckon Almeida. A partir daí estudou essa modalidade em outros lugares também como na Escola Triartis com Paola Belmonte e Danilo D’Alma e ingressou na Cia. Grupo DançaRio dirigida por Gilson Nascimento e Hugo Oliveira.
Trabalhos passadosBella integrou o elenco de peças de teatro musical como O Anti-Musical (por Tauã Delmiro, Tony Lucchesi e Deborah Polistchuck), Kinky Boots e Fame (ambos por Vitor Maia e Tony Lucchesi), todos pelo (CEFTEM). Como coreógrafa, trabalhou em musicais como O Sonho de Uma Noite de Verão, O Despertar da
Primavera, O Pequeno Príncipe, Romeu e Julieta e Annie – O Musical.
-
Betto Serrador
Canto e direção musical
Quem é?Betto Serrador é cantor, compositor e professor de canto, além de atuar como diretor e produtor musical.
Pesquisador incansável da voz, estudou canto no Brasil, No EUA e na Europa e desenvolve atualmente seu método próprio.
Teve como professores: Francesca De La Monica (Itália) , Erick Arceneaux (New Orleans), Vera do Canto e Mello (RJ) , Natalie Weiss (New York) , Mirna Rubim (RJ) , Georgina Weinstein (Barcelona), Marcone Araújo (Brasília), José Hue ( RJ) e Elizabeth Howard (Manhattan). Cursou faculdade de artes dramáticas na antiga UniverCidade e teve como mestre no piano João Carlos Assis Brasil.
Trabalhos passadosÉ compositor e diretor musical de peças, espetáculos de dança e teatro musical como “Zé com a mão na Porta”, ” Avessos”, “Casa de Abelha”. “O Inevitável Trem” e “Utopias Reais”. Possui quatro discos gravados em sua discografia autoral e outros que assina como diretor e produtor musical como “Be Careful, it’s my Heart”, musical com Laura Lobo. Atualmente lança seu quarto disco autoral como cantor e compositor integrando “A Orquestra Manouche ”. Desenvolve oficinas de canto especializadas em performance, identidade vocal e composição de personagem para interpretes e atores/ cantores. É preparador vocal de estrelas do teatro musical premiadas no Brasil e no exterior como Tiago Barbosa, protagonista do Rei Leão no Brasil e na Espanha, considerado pela criadora e diretora Jullie Teymor como uma das melhores audições do mundo.
-
Chiara Santoro
Canto
Quem é?Atriz e Cantora, fez Bacharelado em Canto na Unirio, tem pós-graduação em Performance no Conservatório Santa Cecilia de Roma. Iniciou seus estudos no Teatro Tablado e começou sua carreira nos palcos em espetáculos dirigidos por Karen Acioly, Duda Maia e Cacá Mourthé entre outros. No período de formação no exterior, participou de inúmeros cursos e masterclasses com renomados cantores e maestros.
Ganhou prêmios na área operística e participou de festivais, além de turnês com Ennio Morricone e Andrea Bocelli pela Europa. De volta ao Brasil se dedicou a preparação vocal para atores e ensino de técnica vocal, fazendo parte da equipe do Estúdio V.O.C.E. coordenada por Mirna Rubim. É professora no núcleo de Teatro Musical da CAL e no CEFTEM. Alterna a carreira lírica em importantes casas de ópera do país, com temporadas de musicais, tendo trabalhado com a dupla Moeller & Botelho, Jose Mauro Brant e Tim Rescala, para citar alguns.
Trabalhos passadosNo último ano, lançou o Quarteto ÁRTEMIS, que estreou na Sala Cecília Meireles. As integrantes também são suas sócias no estúdio de canto “Artemis – Espaço da Voz” onde além de aulas particulares promove workshops de técnica vocal aplicada ao repertório. Foi professora do Módulo 2 do Aprofundamento do Ceftem, e na Turma Avançada do Mergulho no Musical da CAL. Como Preparadora Vocal trabalhou na montagens acadêmicas “Hoje é dia de ROCK” com direção e letras de Menelick de Carvalho e Vitor Louzada e música de André Poyart. e em “Cosi Fan Tutte” de Mozart, um exercício cênico com direção de Daniel Herz, além do espetáculo “Musicalmente” em cartaz no Teatro dos Quatro. Esteve em Cartaz no musical COMPANY com direção de João Fonseca, com direção musical de Tony Lucchesi, interpretando a personagem Kathy. Estreou na ópera Carmen de Bizet, como Frasquita no Festival de Ópera do Espírito Santo, com direção de Menelick de Carvalho e regência de Gabriel Rhein Schirato.
-
Clara da Costa
Consciência corporal
Quem é?Clara da Costa é bailarina, coreógrafa e educadora. Graduada na SEAD, em Salzburg, Áustria, também estudou na Tisch School of the Arts – NYU, Nova Iorque, EUA e fez Workshops com David Zambrano, Frey Faust, Les Slovaks Dance Collective, entre outros.
Trabalhos passadosMinistrou Workshop para Cirque de Soleil em Salzburg, Áustria. Participou de projetos e performances com os coreógrafos internacionais tais como Martin Kilvady (Eslováquia), Christine Gouzelis (Grécia), Paul Blackman (Austrália), Leo Lachky (Bélgica), Nicolas Vladyslav (França), Zsuzsana Rozsavölgyi (Hungria), Tucge Tuna (Turquia), Tomaz Simatovic (Eslovênia), entre outros. Seus trabalhos mais recentes em dança contemporânea são: “Synergy”, “p r e SENTE”(RJ), “Experimental Colorful Genies Flying on Buterflies“(AT), ”Lil´C” (NY), “Rush” (PR).
No Teatro Musical seus trabalhos são “Tudo ao contrário”, “Elis, a Musical”, “Pequena Miss Sunshine”, “Rapsódia, o musical”, “Yank!” e “Matilda, o musical”. Coreógrafa assistente em “60!Uma década de arromba!doc.musical” onde foi também diretora residente. Também elenco de “70? Divino Maravilhoso doc. Musical” onde também foi coreógrafa assistente e dance captain. Atualmente é coreógrafa de “ Cazas de Cazuza “ e “Síndroma “.
Desde 2003, facilita o workshop Corpo Único (dança contemporânea e improvisação) no Brasil e Europa.
Além de aulas regulares de dança e consciência corporal.
-
Fabiana Tolentino
Interpretação e direção de montagem
Quem é?Nascida no Rio de Janeiro, Fabiana Tolentino é formada em Licenciatura em Teatro pela UNIRIO, seu Trabalho de Conclusão de Curso, a direção do musical infantil OS SALTIMBANCOS, foi aprovado com louvor e teve conceito dez. No teatro também foi aluna de Daniel Herz (Cia. de teatro Atores de Laura). Na UNIRIO, participou em diversas áreas do Projeto de pesquisa em Teatro Musicado do Prof. Rubens Lima Jr, como atriz protagonista em ‘Cambaio’, ensemble em ‘Tommy’ e assistente de Visagismo em ‘The Book of Mormon’, trabalhou como assistente de direção e diretora residente nos espetáculos Os Saltimbancos Trapalhões (Moeller & Botelho) e Be Careful It’s My Heart. Seus principais trabalhos como atriz em Teatro Musical: Elis – A Musical, direção de Dennis Carvalho e Chacrinha – O Musical, direção de Andrucha Washington (Aventura Entretenimento, ambos nas turnês pelo Brasil), Shrek – O musical, direção de Diego Ramiro (Kabuki Produções e XYZ Live), O Mágico de Oz, direção de Charles Moeller e Cláudio Botelho (Aventura Entretenimento), entre outros. Em teatro: O estranho caso do cachorro morto, direção de Moacyr Góes; Era uma vez para sempre, direção de Daniel Herz; Greve de Sexo, direção de Paulo Hamilton, entre outras. Foi professora de interpretação da oficina Moeller & Botelho e atualmente é professora de interpretação do CEFTEM.
Atualmente60! Década de arromba – Doc O musical
-
Felipe Habib
Professor convidado - Canto e direção musical
Quem é?Atualmente está criando a trilha para“Cinequanon” o próximo espetáculo da Focus Cia. de Dança (Direção de Alex Neoral), preparando vocalmente Fabrício Boliveira que viverá Wilson Simonal no longa metragem“Simonal” (Direção de Leonardo Domingues), e dirigindo musicalmente “Antes Que Tudo Acabe” (Direção de Renato Rocha), que estréia em agosto no Sesc e logo segue para o festival de teatro Home Away em Glasgow, na Escócia. Preparou vocalmente os espetáculos “Elis, A Musical” (Com Laila garin e Direção de Dennis Carvalho) “Cazuza – Pro dia nascer feliz” (com Emílio Dantas e Susi Ribeiro e Direção de João Fonseca), “Rock in Rio” (com Ícaro Silva e Lucinha Lins e Direção João Fonseca), “Tim Maia, Vale Tudo” (com Tiago Abravanel e Direção de João Fonseca). No ano passado estreiou no cinema preparando vocalmente Andreia Horta no filme “Elis” (Direção de Hugo Prata) e Chay Suede, Gabriel Leoni e Malu Rodrigues no filme “Minha Fama de Mau – Erasmo Carlos” (Direção de Lui Farias). Criou as trilhas sonoras originais para os espetáculos “Saudade de Mim“ (Focus Cia de Dança, Direção de Alex Neoral), “Trabalhadores do Mar” (Cia. Alfândega 88, Direção de Diego Molina) “Ralé“ (Direção de Leonardo Hinckel) e “Zumbi – the dream of revolution” (Direção de Renato Rocha) que foi apresentado no Festival Let’s Dance em Leicester, na Inglaterra. Dirigiu musicalmente os espetáculos “Mas Por Quê?? – A História de Elvis” (Direção de Renato Linhares) pelo qual foi indicado a dois Prêmios de teatro infantil Zilka Salaberry e CBTIJ,“Barbaridade” (Direção de José Lavigne), “Elogio da Paixão” (Direção de Marcelo Pedreira). Como ator esteve em “O Grande Circo Místico”(Direção de João Fonseca) pelo qual foi indicao ao Prêmio Reverência como Melhor Ator Coadjuvante,“As Polacas – Flore do Lodo” (Direção de João das Neves), “Os Trabalhadores do Mar” (Direção de Diego Molina), “Os Saltimbancos” (Direção de Cacá Mourthé). Preparou ainda “As Polacas – Flores do Lodo’’(Direção de João das Neves), “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”(Direção de André Paes Leme),“O Mambembe” (Direção de Almir Telles). E dirigiu musicalmente“Minha nossa” (Diração de Laura Nielsen) , “Haverá um tempo em que tudo será como nós sonhamos“ (Direção de Renato Rocha) e “Outro Andar” (Direção de Diogo Liberano). Felipe assume ainda, paralelamente, o seu estúdio pessoal onde dá aulas de canto para atores. Prêmios: Indicado e vencedor do Prêmio Zilka Sallaberry – 2015 na categoria Melhor Música. Indicado ao Prêmio CBTIJ de Teatro – 2015 na categoria Direção Musical. Indicado ao Prêmio Reverência de Teatro Musical – 2014 na categoria Ator Coadjuvante.
-
Flaviano Diaz
Dança
Quem é?Formado em ballet clássico e contemporâneo pela escola de ballet Wirtz (fortaleza) 1° bailarino da escola. Formação como professor pela mestra Mariza estrela (RJ). Formação como coreógrafo pela presidenta do conselho brasileiro de dança Gisela Vaz (Goiânia). Formação em jazz pelo Espaço Rossana Pucci (Fortaleza).
Trabalhos passadosBailarino da Cia Rossana Pucci , nomeados 1° melhor Cia de jazz do norte e nordeste e a 12° melhor do mundo.
6 troféus como coreógrafo em jazz em festivais nacionais e internacionais de Fortaleza.
Diretor e coreógrafo em espetáculo todo em jazz, ( Toda Forma de Amor , Uma noite em Nova Iorque).
-
Gabriel Demartine
Sapateado Norte-americano
Quem é?Ator, bailarino e coreógrafo iniciou seus estudos de dança e teatro aos 13 anos. No sapateado teve como mestre Steven Harper e Adriana Salomão, no qual trabalha como assistente. Durante seus estudos foi aluno de grandes nomes da dança como: Ana Formighieri, Kaka Boa Morte, Alan Rezende, Bradley Shelver (NY) e Maxine Steinman (NY). Em 2009 foi aluno da Casa de Artes de Laranjeiras (CAL) no Curso Livre de Teatro Musical, e aluno do Projeto de Extensão em Teatro Musical da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2013 e 2014. Em 2015 foi Interprete da Criatura e assistente de coreografia do musical “O Jovem Frankenstein” da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi assistente de sapateado, produtor e integrou o elenco do fenômeno “The Book of Mórmon” também produzido pelo Projeto de Extensão em Teatro Musicado. Integrou a Cia CAND Jovem do Centro de Artes Nós da Dança dirigida por Ana Formighieri, além de ser coreografo assistente do espetáculo “Cold” da The Britsh School apresentado na Fundação Cidade das Artes.
Atualmente
Atualmente Gabriel integra a equipe criativa do Projeto de Extensão em Teatro Musicado da UNIRIO na função de coreógrafo do espetáculo “O Mambembe”, além de ser graduando em Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense. Professor de sapateado nos cursos de Workshop Intensivo de Férias e Aprofundamento Módulo II no CEFTEM.
-
Gustavo Klein
Interpretação, história do teatro musical e direção de montagem
Quem é?Gustavo Klein é Bacharel em Interpretação pela Uni-Rio e tendo estudado canto e dança com nomes importantes do cenário artístico brasileiro, como Mirna Rubim, Renato Vieira, Soraya Bastos e outros.
Trabalhos passados
Participou de algumas das principais produções no País. Os Produtores, Avenida Q, Gaiola das Loucas, Bilac Vê estrelas, dirigido por Miguel Falabella, Möeller e Botelho, João Fonseca e outros. Trabalhou ainda como assistente de direção/diretor residente em alguns espetáculos, Xanadu, A Partilha, Mulheres a Beira de Um Ataque de Nervos e etc. É também um curioso investigador da História do Teatro Musical.
Recentemente dirigiu ao lado de Cininha de Paula o musical Jovem Achados e Perdidos. Bem como as montagens do CEFTEM Romeu e Julieta, A Incrível Jornada de um Pequeno Príncipe e Matilda.
-
Hugo Kerth
Canto
Quem é?Hugo Kerth é ator-pesquisador na área de voz, professor de canto, tradutor, versionista e escritor. Formou-se professor de canto na NEW YORK VOCAL COACHING (NY, EUA), renomada Escola de Música em Manhattan, berço de atores e cantores da Broadway, onde estudou técnica vocal avançada, fisiologia da voz, estilística aplicada e pedagogia vocal. É Mestre e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com pesquisa na área de voz e Interpretação Teatral. É também graduando em Fonoaudiologia e pós-graduando em Regência Coral pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-RJ).
Professor de voz, de canto e de interpretação em escolas de artes, como: CEFTEM (Centro de Estudo e Formação em Teatro Musical) e CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) e é filiado a uma das mais importantes Associações de Professores de Voz do mundo: a VASTA – Voice and Speech Trainers Association (EUA). Em julho de 2019, fundou seu próprio Estúdio, no Rio de Janeiro, onde dá aulas de canto particulares para alunos de Teatro Musical e cursos de Pedagogia Vocal para outros professores de canto. No Projeto de Pesquisa em Teatro Musicado da UNIRIO, protagonizou o musical THE BOOK OF MORMON, que foi sucesso de público no RJ em sete temporadas e cerca de 40.000 espectadores entre 2013 e 2014.
Trabalhos passadosSeus últimos trabalhos no teatro são: Rapsódia, Um novo musical (RJ 2019/2018); Zeca Pagodinho, Uma história de amor ao samba – O musical (SP 2018); Thomas e as mil e uma invenções (musical infantil RJ 2018); Chacrinha-O musical (turnê Brasil 2017); O primeiro musical a gente nunca esquece (RJ 2016, SP 2015); Politicamente incorretos – Uma revista de ano (RJ 2015); Fazendo história (RJ 2014).
-
Jardel Maia
Canto
Quem é?Formado em Música pela UFRJ, Mestrando em Educação pelo Instituto Ideia / Universidad Iberoamericana (PY), Pós-graduado em Gestão e Políticas Educacionais pela CLAEH Montevidéu (Uruguai), Jardel Maia tem vários cursos na área de Técnica Vocal com Felipe Abreu (RJ) e Sílvia Pinho – INVOZ (SP) e é Especialista em Fisiologia da Voz (FIV) pelo Centro de Estudos da Voz (CEV-SP / Direção Mara Behlau). Professor Substituto da UFRJ em 2006.
É Maestro, Arranjador e Professor de Canto. Foi aluno de Mirna Rubim e se aprimorou com Marvin Keenze, Elizabeth Howard, Eduardo Alvares e com a soprano Eliane Coelho. Atuou em óperas como Bodas de Fígaro (Mozart), ORFEU de Monteverdi, Amahl e os Visitantes da Noite direção de Pedro Paulo Rangel, participou da estréia mundial da Ópera O Pagador de Promessas.
Assinou a Preparação Vocal de “Os Cigarras e os Formigas”, “O Patinho Feio” Direção do Maestro John Neschling; “Farsa” (com Cláudia Ohana e direção de Luiz Arthur Nunes), recebendo ótimas críticas de Bárbara Heliodora e em 2018, Monólogos da Faxina com Patrícia Pinho e Evelin Castro. Recebeu Prêmio Shell em Música (2006) com a peça Auto do Ururau.
É Autor e Diretor Musical do Musical “É o Bicho!”, “Cansei de Ser Bonzinho” e “Sociedade Ambulante”; este último, realizou uma tournée em 7 cidades e 8 teatros do RJ pelo circuito SESI. Foi Diretor Musical da Prática de Montagem do Musical “A Chorus Line” na CAL. Em 2014 atuou como Preparador Vocal do quadro “Artista Completão” da Rede Globo, tendo como pupilo o ator Aílton Graça.
Há 7 anos atua em parceria com a fonoaudióloga Luciana Oliveira, especialista em voz. O que torna seu trabalho de técnica vocal interdisciplinar e diferenciado. Integra a equipe de professores do Curso Mergulho no Musical da CAL, é Professor de Canto do CEFTEM, EMART (Macaé) e faz parte do corpo docente da Faculdade CAL – Instituto CAL de Arte e Cultura. Mais recentemente, foi Diretor Musical do Projeto Incubadora de Cias juntamente com Dennis Carvalho. Atualmente, é Julgador do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, no quesito Harmonia desde 2012.
-
João Fonseca
Professor Convidado - Orientador Artístico
Quem é?Iniciou seus estudos no Centro de Pesquisas Teatrais de Antunes Filho, trabalhou com diversos diretores, entre eles: Felipe Hirsch, Gabriel Villela,Jorge Takla, Paulo Autran, Paulo de Moraes e Antonio Abujamra. Com Abujamra, iniciou sua carreira de diretor co-dirigindo diversos trabalhos para a companhia Os Fodidos Privilegiados, tais como: “ O Casamento ”, de Nelson Rodrigues, e “ Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Seus últimos trabalhos incluem os musicais “Gota d’Água” e “Opereta Carioca” e a comédia “Minha Mãe é uma Peça”. Seus trabalhos recentes incluem “Tim Maia – Vale Tudo O Musical”, “Cazuza – Pro dia Nascer Feliz”, “O Grande Circo Místico” e “Bilac Vê Estrelas” Prêmio Shell de Melhor Diretor de 1997 por “O Casamento“, de Nelson Rodrigues. O espetáculo recebeu também o prêmio de Melhor Figurino e foi indicado pra Melhor Atriz; Prêmio IBEU de Melhor Diretor de 1999 por “Tudo No Timing“. O espetáculo foi indicado também nas categorias, Ator, Atriz, e Produção; Indicado outras sete vezes ao Prêmio Shell de Melhor Diretor pelos espetáculos: “Tudo no Timing”, “O Casamento do Pequeno Burguês”, “Édipo Unplugged”, “Escravas do Amor”, “Pão com Mortadela”, “A Falecida” e “Oui Oui, A França É Aqui”. Indicado ao Prêmio Eletrobras de Melhor Diretor por “Escravas do Amor”. Indicado ao Prêmio Contigo de Teatro e ao Prêmio APTR como Melhor Diretor por “Gota d’Água”. Indicado ao Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Diretor pelas peças “O Casamento do Pequeno Burguês” (2003) e “Gota d’Água. (2008).
-
Leonardo Wagner
Canto
Quem é?Ator cantor e Bailarino. Formado pela Escola Livre de Teatro em Santo André e em Ballet Clássico pelo Studio Kleine Szene de dança. Iniciou sua formação musical com piano no conservatório Carlos Gomes em Santo André. Aos 14 anos foi aluno de canto popular com Maestro Robson Miguel. Iniciou seus estudos de canto lírico com o professor Benito Maresca. Com Amélia Gumes desenvolveu todo seu trabalho de técnica para teatro Musical.
Trabalhos passadosIniciou sua carreira em Teatro Musical aos 19 anos no espetáculo “My fair Lady” de Jorge Takla. Participou das montagens brasileiras de “West side story”, “A Noviça Rebelde” em SP E “Cats”. Esteve na ópera “Madame Butterfly” regida pelo maestro Jamil Maluf no Teatro Municipal de São Paulo. No musical Evita, também dirigido por Takla interpretou o cantor de tango Agustin Magaldi. Integrou o elenco do espetáculo “Cabaret” com direção de José Possi Neto. Em 2012 esteve em cartaz no espetáculo “Priscilla – A Rainha do Deserto” com direção residente de Tania Nardini. Seu mais recente musical foi “Como vencer na vida sem fazer força” de Charles Moeller e Cláudio Botelho.
-
Maira Garrido
Canto
Quem é?Maira é atriz, cantora, compositora, instrumentista, professora de canto e preparadora vocal. Bacharela em canto pela UNIRIO (2015.2) e técnica em artes cênicas pela CAL (2013) e com experiência em diversos corais e musicais, a artista vem investindo na sua carreira solo nos últimos anos.
Trabalhos passadosSeus últimos trabalhos como diretora musical foram “Menines” (Sesi Centro/ Firjan – 2019; Glaucio Gil – 2019) e “Eu (quase) morri afogada várias vezes” (Sede das CIAS – Abr e Jul/2017), peças nas quais também atuou como compositora e atriz. Como preparadora vocal/diretora musical assistente, participou dos musicais “Rocky Horror Show” (2010), “Tommy”(2011), “O Mambembe” (2016/2017) e “O Primo da Califórnia” (2018), todos parte do projeto de pesquisa de teatro musicado da UNIRIO sob coordenação do professor Rubens Lima Jr. Com vasta experiência em trabalho vocal, já participou de vários coros profissionais e semi-profissionais já tendo apresentado obras como “Carmina Burana”, “Réquiem” de Mozart, “Magnificat” de Bach, “9ª Sinfonia” de Beethoven em inúmeras casas de concerto do Estado com destaque para o Teatro Municipal do Rio, o Teatro Municipal de Niterói e a Sala Cecília Meireles. Como vocalista, recebeu o prêmio de melhor intérprete vocal por sua performance com sua banda autoral “Reflexos”, com a qual já tem dois EPs lançados em todas as plataformas digitais. Em sua carreira solo, conta com dois singles autorais já lançados e se prepara para gravar seu primeiro disco. Atua como professora de canto e performance vocal há 11 anos, e, no CEFTEM é professora do curso infanto juvenil e senior, além de já ter participado de práticas de montagem como ” Vem buscar-me que ainda sou teu” e “O Anti-musical” como aluna e preparadora vocal.
Agora assina a preparação vocal de “Caleidoscópio Coração”, prática de montagem da escola ainda em andamento, com previsão de estréia para este ano.
-
Menelick de Carvalho
Interpretação e direção de montagem
Quem é?Menelick de Carvalho é diretor teatral, ator e professor de Artes Cênicas. Graduado em Direção Teatral pela UFRJ, e Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, com dissertação sobre a teatralidade contemporânea em espetáculos de ópera.
Entre seus trabalhos como diretor, destacam-se o musical americano “Yank!” (Teatro dos Quatro – 2018; Teatro Serrador – 2017); suas montagens da ópera “Carmen” de Bizet, no SESC Glória – Vitória (2019), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (2017) e no Palácio das Artes – Belo Horizonte (2015); e a estreia mundial da ópera brasileira “O Pagador de Promessas” (Teatro João Caetano – 2006). Desde 2009, é o coordenador cênico do Mergulho no Musical, núcleo de teatro musical da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), em parceria com Mirna Rubim, sendo responsável pela direção e adaptação do musical jukebox acadêmico “A Lira dos 20 Anos” (2018), bem como pela direção e versões em português de “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” (2017), “Sweeney Todd” (2016), “A Festa Selvagem” (2015), “RENT” (2014), “A Chorus Line” (2013); e pela direção e letras originais dos musicais autorais “Hoje é Dia de Rock” (2019), “Tudo sobre Ela” (2012) e “Rebeldia” (2011). Foi assistente de direção nas principais Casas de Ópera do Brasil (TMRJ,TMSP, Palácio das Artes, Theatro São Pedro – SP, CCBB – Rio e Brasília, Teatro Carlos Gomes, entre outros), em mais de 40 espetáculos líricos, acompanhando nomes como André Heller-Lopes, Livia Sabag, Antonio Karnewale e Julianna Santos. Desde 2013, é professor do Bacharelado de Interpretação do Instituto CAL, lecionando as disciplinas Interpretação, Literatura Dramática e História do Teatro. Integrou a equipe do Projeto Ópera no Bolso (2004-2008), dirigiu as Oficinas de Teatro Musical do Espaço Voz Plena (2007-2009), foi professor de Declamação Lírica no Conservatório de Música de Niterói (2010) e fez a coordenação teatral de espetáculos da Escola de Jazz Carlota Portella (2008-2016). No CEFTEM, além de ter participado em diversos cursos como professor de Interpretação, também escreveu as letras para o musical autoral “O Cravo e a Rosa” (2019) e está dirigindo a prática de montagem “Into the Woods” (2020).
-
Patrícia Carillo
Sapateado Norte-Americano
Quem é?Professora e coreógrafa, graduada em educação física pela UniverCidade do Rio de Janeiro. Recentemente foi certificada no terceiro nível pelo Tap Teacher Trainning da American Tap Dancing Foudation de New York, tornando-se a primeira sapateadora brasileira, até então, a concluir os três níveis desta formação. Atualmente é diretora e professora da Academia do Tap, única escola especializada no ensino do sapateado norte-americano do Rio de Janeiro e parte integrante do corpo docente do CEFTEM (Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical) em Sapateado e Tap and Singing. O seu aperfeiçoamento teve como base Flávio Salles, seu grande mestre.
Trabalhos passadosIntegrou diversas companhias como a OBS – Orquestra Brasileira de Sapateado de Stella Antunes, com coreografias de Amália Machado e Stella Antunes, Só de Sapato Produções, de Claudio Figueira, Cia Claquetes, de Cintia Martin e Grupo Talhe, de Jorge Teixeira, com coreografias de Thiago Marcelino. Por diversos anos, compôs a banca examinadora e ministrou aulas de avaliação para a prova de sapateado, no Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro, além de ser professora do CAP – Curso de Aperfeiçoamento Profissional. Atualmente integra a comissão artística do sapateado, ministrado pelo mesmo sindicato. Em 2019, integrou a banca de jurados do Festival de Dança de Joinville, onde também ministrou 2 workshops.
Nesse mesmo ano coreografou três peças teatrais, Segredo de Justiça com Alexandre Barros, Company o Musical com Reiner Tenente e Amor em Tempos de Bossa Nova com Aloísio de Abreu. Frequentemente tem sido convidada a participar de diversos eventos tais como:
Tap in Rio, COPASETIC e Tap Workshop, onde ministrou aulas e se apresentou; Sapateia BH, como júri da mostra comentada e professora; Bourbon Show, como júri para a seletiva do Jazz City Tap Fest, New Orleans – USA; entre outros.
-
Paula Sandroni
Direção de montagem
Quem é?Paula Sandroni é atriz, diretora e professora de teatro e vem desenvolvendo essas habilidades há mais de 30 anos. É Bacharel em Jornalismo pela ECO-UFRJ. Começou a fazer curso de teatro aos 14 anos em O Tablado, onde estudou de 1985 a 1990. Em 1991 conheceu o diretor Antonio Abujamra e trabalhou com ele seguidamente no grupo Os Fodidos Privilegiados até a saída do diretor no ano 2000. Em 1993 foi estudar em Londres, na Desmond Jones School of Mime and Physical Theatre. Em 2001 iniciou parceira com a dupla Moeller&Botelho, que durou até 2013. Trabalhou como diretora assistente e residente em diversos musicais. Tornou-se Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO em 2004. Dirigiu diversos espetáculos de prática de montagem e ministrou vários cursos de Leitura Dramatizada de Teatro Brasileiro. O trabalho no grupo os F… e Privilegiados segue até hoje, sendo agora dirigido por João Fonseca. Em 2020 ingressou no Doutorado em Letras da UFF.
Trabalhos passados2019 – Os Sapos, de Renata Mizrahi, direção: Renata Mizrahi e Priscila Vidca, Teatro Maison de France (dezembro) o espetáculo estreou em 2013 e Paula Sandroni recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante na FITA 2013
Cartas para Gonzaguinha, o musical, de Tiago Rocha / Direção: Rafaela Amado, Teatro Riachuelo (agosto)
Abujamra, Presente! vários autores, direção de João Fonseca, Teatro Dulcina (março), SESC Ipiranga (janeiro)
Como diretora , dirigiu Sociedade Ambulante, texto de Jardel Maia
Nos anos anteriores como atriz participou de Pressa, de Otavio Martins, dir. João Fonseca, Chacrinha, o musical, de Pedro Bial e Rodrigo Nogueira, dir. Andrucha Waddington, As três irmãs, de Tchekhov, dir Morena Catoni.
-
Reiner Tenente
Fundador do CEFTEM - Coordenação Pedagógica -Interpretação
Quem é?Reiner Tenente é ator, cantor e arte educador formado em Artes Cênicas (Interpretação e licenciatura), pela UniRio e pós graduado em Preparação corporal nas artes cênicas na Angel Vianna onde teve como foco de sua monografia o desenvolvimento de uma metodologia de ensino voltada para o teatro musical . Assinou a preparação de atores do musical Rock in Rio com direção de João Fonseca. Ministrou oficinas de teatro musical na UniverCidade e no Escola SESC. Já fez diversos cursos e aulas com profissionais renomados, como Elaine Petricoff e Christian Flescher (AMDA), VP Boyle ( New York Film Academy) Charles Moeller e Claudio Botelho entre outros. Nos Estados Unidos fez curso de interpretação no California Institute of Arts e aprofundou seus conhecimentos em teatro musical em Stocolmo-Suécia onde morou por uma ano. Recentemente fez o curso de teatro musical da New York Film Academy com duração de 160 horas.
Trabalhos passadosEntre suas mais importantes experiências teatrais estão o espetáculos musicais “Roda Viva” de Chico Buarque com direção de Patrícia Zampiroli e supervisão de André Paes Leme, “Tip e Tap ratos de sapato” com direção de Ronaldo Tasso e musicas de Tim Rescala, “Tim Maia –Vale Tudo –O musical” com direção de João Fonseca e texto de Nelson Motta, fez a preparação de elenco dos musicais “Rock in Rio – O Musical” e “Cazuza – O tempo não para”, além de performances como ator cantor e dançarino no Grona Lund em Estocolmo –Suécia e atulamente esta em cartaz no Theatro Net Rio, com o espetáculo “O Grande Circo Místico”, dando vida – com ótimas críticas – ao personagem “Clown”, também com direção de João Fonseca.
-
Sueli Guerra
Dança
Quem é?Bailarina, coreógrafa, atriz, prof e diretora. Graduada em dança pela UniverCidade e pós graduada em direção teatral pelo Instituto Cal, com estudos completos e cursos de especialização no ballet Dalal Aschar, Whashington School of Ballet, Studio pilates etc.
Trabalhos passadosFoi bailarina de diversas cias como: Bale do terceiro Mundo, Cia Renato Vieira, Cia Aerea de dança, Lazo cia de danca etc. Desde 2006 dirige e coreografa sua própria companhia- Cia da Ideia- onde desenvolve um trabalho autoral de dança/ teatro, tendo em seu repertório 9 espetaculos montados e 2 em produção. Indicada a diversos premios teatrais como Cebtij, Fita etc foi vencedora dos seguintes: Prêmio Coca Cola (por ” Praça XI, o musical)
Prêmio Cenyn (Bibi, uma vida em musical)
Prêmio Botequim Cultural (A Cor Purpura, o musical) por este último ainda está indicada no prêmio APTR.
No cinema assinou a coreografia dos filmes: ” Chatô”, Madame Satã, Carlinhos e Carlão (este com estreia pra agosto de 2020) e como atriz / bailarina nos filmes Apolônio Brasil e Lara.
Em teatro assina a coreografia e direção de movimento de sucessos como: A cor púrpura, o musical, Bibi uma vida em musical, O beijo no asfalto o musical, Bilac a ver estrelas, Tim Maia etc. Assinou a direção geral dos espetáculos: Emilinha (com Stela Maria Rodrigues) Elizeth a divina ( Izabela Bicalho ) , O Balcão, a desconstrução, O crime do professor de matemática( Leonardo Netto), A estranha forma de vida, um fado para Florbela, em parceria com Marcio Azevedo e Daniel Mello.
-
Tatiana Sobral
Canto
Quem é?Atriz/Cantora. Pós-graduada em Teatro Musicado e bacharel em Artes Cênicas, habilitação Interpretação (ambas pela UniRio). Formação técnica em Teatro (Escola de Teatro Martins Pena). Formação técnica em Canto (Escola de Música Vila Lobos) e formação em Piano e Teoria Musical (Conservatório Brasileiro de Música). Estudou balé clássico e jazz durante infância e adolescência. Participou de diversos grupos corais.
Em áudio visual recebeu prêmio de Melhor Atriz de Comédia em festivais internacionais e nacionais pelas webseries OPOSTO DO SEXO e DOADORES. Em Teatro recebeu prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por DEPOIMENTOS ÀS TERRAS DO BRASIL, e indicada a Melhor Atriz de Musical por NOVELAS O MUSICAL. Diretora do grupo Rio Web Music desde 2016 além de fundadora do grupo As Sadomusicistas. É professora de Teatro e Canto nas principais escolas de Teatro Musical do Rio de Janeiro.
Trabalhos passadosPreparadora Vocal dos espetáculos “Pra Conhecer os Beatles”, “Anos 80, Um Musical de Pai pra Filho”, “A Princesa que só queria querer”, “Salada de Fábulas”, “A Diferença que a Diferença Faz”, “A Fada da Boa Sorte”, entre outros.
Atriz nas webseries OPOSTO DO SEXO E DOADORES, ambas produzidas pela Charlote Produções.
Atriz no monólogo PESCADORES DE ALMAS, direção de Daniel Archangelo e produção da Dendrobates Cultura.
Como atriz já foi dirigida por diversos profissionais renomados no mercado como o maestro Marcelo Castro, Wladimir Pinheiro, André Dias, Victor Maia, Cláudia Ricart, Sérgio Brito e Bibi Ferreira. Atualmente se prepara para estrear a comédia TRAGO A PESSOA AMADA EM 3 DIAS, dirigida por Roberto Frota e produção de A Dona da Casa Produções.
-
Tony Lucchesi
Canto e direção musical
Quem é?Tony Lucchesi é compositor, pianista, arranjador e diretor musical atuando em espetáculos musicais há 10 anos.
Como diretor musical esteve envolvido nas principais produções dos últimos anos tais como: “A Cor Púrpura” “Quebrando Regras – Um Tributo a Tina Turner“ , “Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo”, “Bibi – Uma Vida em Musical” , “VAMP” (também compositor das canções originais), “60! Doc. Musical – Uma Década de Arromba”, “Rock In Rio Now” (Lisboa).
Compositor, arranjador e diretor musical do espetáculo “Conserto Para Dois”, com Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello (Brasil e Portugal), Arranjador Vocal das edições do Programa “The Voice Brasil” (Tv Globo);
Diretor de canção dublada dos filmes “Hotel Transylvânia 1 e 2”, além das séries “Miraculous – As aventuras de Ladybug
Nos últimos anos recebeu vários prêmios pelo seu trabalho como diretor musical, dentre os quais se destacam:
– Prêmio Bibi Ferreira e Prêmio Reverência por “Bibi – Uma Vida Em Musical” (2018).
– Prêmio Cesgranrio de Teatro por “A Cor Púrpura – O Musical”.
-
Victor Maia
Dança e direção de montagem
Quem é?Ator, bailarino, cantor e coreógrafo, formado em licenciatura em artes cênicas (UNIRIO) e pós graduação em preparação corporal para atores (Escola de Dança Angel Vianna), Victor Maia há 6 anos é contratado pela Rede Globo de Televisão, exercendo a função de coreógrafo no programa semanal “Caldeirão do Huck” nos quadros “Lata Velha” e “Ao Mestre com Carinho”. Foi coreografo do especial “Criança Esperança 2016” realizado também pela emissora. Foi coreógrafo convidado do programa “O Estranho Show de Renatinho” realizado pelo canal multishow com Tatá Werneck.
Trabalhos passadosEm 2014 foi também preparador corporal e coreógrafo no quadro “Artista Completão” no programa “Domingão do Faustão”, na TV Globo. Seu último trabalho como coreógrafo e direção de movimento no teatro é “60! Década de Arromba” com Wanderlea, produzido pela Brain+.
Profissionalmente, participou como ator da versão brasileira do musical” The Full Monty”, no Brasil intitulado “Ou Tudo ou Nada” sob direção de Tadeu Aguiar, onde foi premiado como melhor ator coadjuvante no prêmio Botequim Cultural. Também esteve em ” Simbora – O Musical (A História de Wilson Simonal)” dirigido por Pedro Brício e no musical “Quase Normal” sob a direção de Tadeu Aguiar, onde lhe rendeu duas indicações ao prêmio de melhor ator coadjuvante em 2012\2013: Prêmio Bibi Ferreira de Teatro Musical – SP, e, posteriormente, no Prêmio Cenym de Teatro – SE. Também atuou em “Alô Dolly” sob direção de Miguel Falabella; “Aurora da Minha Vida – Um Musical Brasileiro” sob a direção de Naum Alves de Souza, onde também assinou as coreografias; “Baby – O musical” sob direção de Fred Hanson e “Esta é a Nossa Canção” sob a direção de Charles Randolph Write.
Participou como preparador corporal e coreógrafo do Projeto em Teatro Musicado, na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), onde assinou a coreografia e atuou dos musicais “Cambaio”, “Rocky Horror Show”, e somente coreografou “Tommy”, “Spamalot” e o fenômeno teatral universitário “The Book of Mormon”, onde também esteve como ator-protagonista nas três últimas temporadas…
Produziu, co-dirigiu e atuou por 4 anos na comédia musical “O Meu Sangue Ferve por Você” sendo recomendado por renomados meios de comunicação jornalísticos da cidade.
Como bailarino integrou o corpo de baile da comissão de frente do GRES Grande Rio, no carnaval de 2017, ao lado de Ivete Sangalo.
-
Alex Neoral
Diretor e coreógrafo da Focus Cia de Dança
Quem é?Alex Neoral iniciou seus estudos em dança em 1994. Fez parte de companhias cariocas como: Cia de Dança Deborah Colker, Cia Nós da Dança, Grupo Tápias e Cia Vacilou Dançou.
Em 2000, fundou a FOCUS CIA DE DANÇA que, atualmente, é uma das cias mais atuantes do Brasil, já tendo se apresentado em mais de 90 cidades nacionais, assim como em outros países: Alemanha, Itália, Panamá, França, Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Costa Rica e Colômbia.
Como professor de dança contemporânea, ministrou aulas em Washington DC, Canadá e Itália, além de vários workshops pelo Brasil.
Como coreógrafo convidado fez inúmeros trabalhos destacando a remontagem de "PATHWAYS" para o CityDance Ensemble de Washington DC, peças inéditas para Teatro Bolshoi no Brasil, Cia Nós da Dança e e para São Paulo Cia de Dança, além de musicais e peças teatrais.
Atualmente é coreógrafo da comissão de frente da Unidos da Viradouro, somando 11 carnavais.
Em 2016, sua cia foi agraciada com a Comenda Ordem do Mérito Cultural, o prêmio mais importante do Ministério da Cultura.
Trabalhos passados- Coreógrafo de Comissão de Frente há 12 anos, venceu o carnaval 2020 com a Unidos de Viradouro
- Participou com sua Cia no show “Amor Geral” com Fernanda Abreu
- Coreógrafo de “Quebrando Regras - um tributo a Tina Turner”, dirigido por João Fonseca, assim como “Rock in Rio - o musical”, “Cazuza - o musical” e “A reunificação das duas Coreias”.
-
Alexandre Queiroz
Pianista, arranjador, diretor musical, educador e regente.
Quem é?Pós Graduado em Regência Coral (CBM), Graduado em Licenciatura em Música (UNIRIO),
realizou parte de seus estudos na Örebro Universitet (Suécia). Pianista, arranjador, diretor
musical, educador e regente. Atualmente é diretor musical, arranjador e pianista do Piano Bar e
do grupo Lar in Concert. Realiza arranjos e orquestrações para diversos grupos e formações,
incluindo para a Orquestra Sinfônica Brasileira (OBS). Fez a direção musical dos seguintes
espetáculos: montagem acadêmica de Annie, A Árvore que Fugiu do Quintal, temporada carioca
de Meu Amigo, Charlie Brown, e Entre o Céu e o Inferno – O Musical.
Trabalhos passadosTrabalhou recentemente com Tony Lucchesi, Jules Vandystadt, João Fonseca, Guilherme Garcia
Leme.
Participou também dos musicais: Merlin e Arthur, um sonho de Liberdade; Bibi, uma Vida em
Musical; VAMP – o Musical; 60! Década de Arromba – Doc. Musical; Chacrinha; Beatles num
Céu de Diamantes; O Primeiro Musical a Gente Nunca Esquece; Tudo ao Contrário (edições
de 2016, 2017 e 2018); Rapsódia; Matilda; Godspell; Rock in Rio Now, entre outros.
-
Leticia Medella
Atriz, palhaça e diretora.
Quem é?Formada em Artes Cênicas pela Unirio.
Começou seus estudos de teatro com Gustavo Gasparani no Teatro Amador do Colégio Andrews. Permaneceu e atuou como palhaça em hospitais por 8 anos no Programa de Pesquisa Enfermaria do Riso coordenado pela professora Ana Achcar, com quem também fez um treinamento continuado de Máscaras. Fez oficinas com Duda Maia, Ariane Mnouchckine, John Mowat, Ésio Magalhães, Leris Colombaioni, Luis Carlos Vasconcelos, Michele Minick, Fabiana de Mello e Souza, entre outros nomes do Teatro Físico e da Palhaçaria.
Trabalhos passadosÚltimos trabalhos como atriz: "Vamos Comprar um Poeta" direção Duda Maia; "As Comadres" direção Ariane Mnouchkine e "Thomas e as Mil e Uma Invenções" direção Fabiana Mello e Souza. Com direção de Gabriel Villela: "Peer Gynt", "A Tempestade", "Mania de Explicação" e "O Soldadinho e a Bailarina". Outros trabalhos como atriz: "Elis, A Musical", direção Dennis Carvalho; "Na Rotina dos Bares”, direção Ana Paula Abreu; "A Noviça Rebelde" direção Möeller e Botelho.
Diretora assistente nos espetáculo "Elza", "Contos Partidos de Amor" e "Clementina, Cadê Você?" Com direção de Duda Maia. Diretora do espetáculo "Utopias Reais" da Orquestra Manouche e do show da Pequena Manouche.
Como palhaça participou dos espetáculos: "Espera-se" da Enfermaria do Riso direção Ana Achcar e Flavio Souza; “Maestro Provisório" direção Deborah Bapt; "Auto de Natal" e "Rio do Samba ao Funk" do Bando de Palhaços.
-
Luis Antonio Fortes
Interpretação
Quem é?Bacharel em artes cênicas pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), foi idealizador do Musical Dançando no Escuro de Lars Von trier com direção de Dani Barros, sucesso de crítica e público no qual atuou e também produziu, há oito anos constrói uma linguagem para teatro sênior.
Trabalhos passadosÉ um dos fundadores da cia OmondÉ, dirigida por Inez Viana que em 2020 completou 10 anos de história, entre as peças do repertório estão as inéditas de Ariano Suassuna “ As conchambranças de Quaderna “ e “ Auto de João da Cruz “. E as inéditas de Jô Bilac “Os Mamutes” e “Infância Tiros e plumas”.
-
Maria Carolina Fortes
Dança
Quem é?Iniciou seus estudos de ballet clássico no Centro de Dança de Jacarepaguá (CDJ Rio) aos 4 anos de idade. Aos 8 anos, começou a estudar jazz e sapateado na mesma escola, onde se formou aos 17 anos. Ainda aos 17 anos, continuou seus estudos de ballet clássico e sapateado na EDAA (escola de dança Alice Arja), onde integrou o corpo de baile da Companhia de ballet do Rio de Janeiro com direção de Alice Arja. Aos 18 anos, se profissionalizou pelo Sindicato de dança do Rio de Janeiro, na modalidade de sapateado. Atualmente, atua no mercado como bailarina, professora e coreografia.
Trabalhos passadosIntegrou o elenco de "Carnaval dos Animais" e "o lago dos Cisnes" em 2017 pela CBRJ (Companhia de ballet do rio de janeiro). Integrou o elenco e participou como coreógrafa e diretora de movimento da peça de teatro musical "família Addams - um musical de horror".
Participou de diversos festivais de dança como CBDD, Spinelli, RV dança em Caldas (em Caldas novas - GO), Taboão Fest Dance (São Paulo), Festival Nacional de Dança de Teresópolis, Festival de dança Mary Rosa (Itajaí - SC), entre outros.
-
Rayssa Bentes
Sapateado e Dança
Quem é?Atriz, sapateadora, cantora, começou a se relacionar com teatro aos seis anos de idade. Ao longo dos anos, fez diversos cursos voltados para as áreas de teatro, Tv e Cinema. Estudou no Ceftem (RJ), TeenBroadway (SP), e fez parte do projeto de pesquisa em Teatro Musical (Unirio).
Possui também formação em dança e canto. Sendo bacharel em dança pela UFRJ, profissional em Sapateado americano, tendo formação com professores como Chloe Arnold (EUA), Gill Stroming (EUA), Roxane Butterfly(England), Max Pollack (Austríaco) , entre outros. Na parte de canto, já estudou em diversos estúdios voltados para voz como o Studio VOCE, e o conservatório do música do RJ, atualmente cursando a Escola de música Vila Lobos.
Trabalhos passadosSua carreira profissional inclui mais de 15 peças profissionais, infantis e adultos no principais teatros do Rio de Janeiro e turnês pelo Brasil. Com destaque “The Book of Mórmon- Unirio” – De Trey Parker, Robert Lopez e Matt Stone, Broadway Musical, Direção – Rubens Lima. No cinema, Rayssa participou do curta metragem: “Pele ou Alma”, de Guerrá Fernandes fazendo a protagonista Maria Flor. Atualmente está no elenco do longa metragem “Três Verões”, que teve sua estréia mundial no Tiff em Toronto, passando pelo Hamptons Film Festival, em Nova York, fez sua estréia nacional na Mostra Internacional de cinema São Paulo.
-
Tiago Rocha
Professor de História do Teatro na Oficina de Dramaturgia
Quem é?Iniciou seus estudos em Letras Português/Inglês, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é formado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estácio de Sá.
Participou de oficinas com autores e pesquisadores de dramaturgia contemporâneos, tais como Pedro Brício e Márcia Zanellato, na SBAT (Sociedade Brasileira de Autores) e também do CONADRAMA (Primeiro Congresso Nacional de Dramaturgia).
Integrou o debate de novos dramaturgos, no II Seminário Carioca de Teatro Musical (2014) e, desde então, dedica seus estudos em técnicas, linguagens e princípios estéticos do Teatro, com ênfase na busca de caminhos dramatúrgicos para um Teatro Musical nacional e original.
Trabalhos passadosÉ autor do musical "Cartas para Gonzaguinha", que ganhou grande destaque em 2019, com direção de Rafaela Amado. O espetáculo foi indicado a melhor "TEXTO ORIGINAL" pelo "Prêmio Brasil Musical" e saiu premiado nas categorias "MUSICAL ORIGINAL" e "CENA DO ANO", pelo prêmio "Musical.Rio".
Trabalhou ao lado de Reiner Tenente no Espaço SESC, desenvolvendo seu primeiro processo de Prática de Montagem, que foi pesquisado ao longo de um ano e meio, com os atores do curso de Teatro Musical (2013), resultando, em 2017, no espetáculo "Só por hoje - O musical", com músicas originais, feitas em parceria com João Bittencourt, sob a orientação artística de João Fonseca.
Atualmente, leciona História do teatro no CEFTEM, onde inaugurou, ao lado de Renata Mizhari, a primeira Oficina de Dramaturgia voltada especificamente para o Teatro Musical.
-
Wladimir Pinheiro
Ator, cantor e pianista
Quem é?Vencedor do Prêmio Shell 2020, categoria Melhor Música, Wladimir Pinheiro ingressou no meio teatral em 2002 no Cabaré Filosófico de Domingos Oliveira, como ator, cantor e pianista. Vencedor do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Petrobras Sinfônica, estudou orquestração e arranjos musicais na Escola de Música Villa Lobos, Canto na Unirio e especializou-se com Jorge Chaminé e Marie-Françoise Bouquet nas cidades francesas de Paris e Bougival.
Trabalhos passadosAtuou sob direção de nomes como Paulo Betti (A Canção Brasileira), Sérgio Britto (Ópera Macbeth), Aderbal Freire Filho (Orfeu), Karen Acioly (Hans – O Faz Tudo e Fedegunda), Charles Moeller e Claudio Botelho (Milton Nascimento - Nada Será Como Antes), Gustavo Gasparani (Sambra e Zeca Pagodinho - Uma história de amor ao Samba) João Fonseca (Company), João Batista (Quando A Gente Ama), Luiz Antônio Pilar (Ataulfo Alves, o bom crioulo), entre outros.
Atua como diretor musical, compositor e arranjador em “As Comadres” (dirigido por Ariane Mnouchkine do Théâtre du Soleil – Paris), “Namíbia Não” e “O Jornal”, (dirigidos por Lázaro Ramos), “A Borralheira”, onde venceu o Prêmio Zilka Salaberry, de Melhor Música, “Lapinha”, com Isabel Fillardis (indicado ao prêmio APTR de teatro, categoria Melhor Música), e “Os Dez Mandamentos – o musical”, indicado ao Prêmio Bibi Ferreira (categoria Melhor Música Original).
Atualmente trabalha também como produtor musical da novela Gênesis da Record Tv.